domingo, 9 de novembro de 2008

O primeiro dia


Embora este seja o primeiro texto a ser postado neste espaço denominado "A passagem tensa dos corpos", o leitor deve ter em mente que outro texto, maior e anterior, com a mesma denominação, está sendo escrito desde dezembro de 2007. Ali, ainda como projeto, foram estabelecidos certos princípios ordenadores do que viria a ser, mais tarde, um romance.
O projeto concorreu ao "Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura", pela categoria "Jovem Escritor Mineiro", e venceu. Desde o início de julho, quando a premiação foi entregue, o romance tem sido escrito - e deverá terminar até o início de janeiro, quando se encerra o prazo determinado pela bolsa de incentivo à produção dada pela Secretaria de Cultura de Minas Gerais.
Essas informações, mais objetivas, são necessárias para que o leitor compreenda os propósitos deste espaço virtual organizado em torno da produção do romance: estabelecer um campo de visibilidade e debate para uma obra literária que, de outra forma, ficaria recolhida ao gabinete do autor até o momento de sua publicação. A natureza pública da premiação recebida por "A passagem tensa dos corpos" reforça essa motivação.
Os trechos do romance não serão, entretanto, publicados. Nem seu autor virá manifestar-se acerca da tarefa do escritor. Quem aqui escreve é um personagem inicialmente previsto para integrar a trama macabra idealizada por Carlos de Brito e Mello, mas afastado dos acontecimentos tão logo a escrita, de fato, começou. Sou a pessoa mais indicada para esse trabalho justamente porque não sou pessoa alguma, não tenho passado, nem consegui constituir-me a ponto de convencer o autor de minha capacidade de atuar como linguagem.
Afastei-me do texto principal, e minha deriva é esta: falar da pátria à qual não fui alçado, dar voz a um romance ao qual não pertenço, amar de fora.


A cada dois dias, haverá mais.


Não assino porque não cheguei a ser nomeado.

Nenhum comentário: